Quais são os melhores softwares para escritórios de advocacia?

melhores softwares para escritórios de advocacia, Quais são os melhores softwares para escritórios de advocacia?

Ferramentas de gestão são sempre muito bem-vindas, inclusive na área do Direito. Dessa forma, os melhores softwares para escritórios de advocacia e para departamentos jurídicos auxiliam em uma série de tarefas do dia a dia.

De forma geral, estes sistemas automatizam tarefas que antes eram manuais, gerando uma série de benefícios. Além disso, diminuem custos e proporcionam uma organização mais efetiva das demandas que o escritório tem.

Ou seja, há uma tendência muito positiva para a melhora das tarefas gerenciais com estes produtos. Por isso, se você deseja saber mais sobre os melhores softwares para escritórios de advocacia, siga lendo!

Saiba o que é um software jurídico

Para começar, vamos iniciar pelo mais básico. Dessa forma, se você ainda não sabe o que é um software jurídico, poderá entender melhor agora, em maiores detalhes. Assim, vai poder entender por que é importante e como escolher.

Pois bem, como já antecipei na introdução, essas ferramentas auxiliam a otimizar a gestão tanto dos escritórios como de departamentos jurídicos de forma geral. então, eles fazem isso proporcionando a automatização de tarefas e elevando a efetividade do processo de tomada de decisão.

Ou seja, a organização de papeis e contratos, a captura de tribunais, a questão financeira e outros elementos são destinados aos cuidados desses softwares. Dessa maneira, ele permite que o advogado passe mais tempo exercendo as funções que realmente geram valor.

Por isso, esses sistemas são uma ótima opção para praticamente todos que exercem a profissão. Isto é, mesmo que você seja autônomo, ainda assim pode se valer dos benefícios de um gerenciador de processos.

Portanto, embora sejam mais utilizados pelos grandes escritórios, na verdade eles servem a todos. Inclusive, vale ressaltar, normalmente esses softwares têm planos especiais, que variam de acordo com uma série de elementos.

Desse modo, eles permitem que o sistema se adapte ao seu escritório e às demandas que de fato você tem. Portanto, não vai acabar pagando por um serviço que não irá utilizar, desde que faça um planejamento correto e entenda as suas reais necessidades.

Leia mais:  9 dicas de captação de clientes para seu escritório de advocacia

Entre os serviços prestados pelos melhores softwares para escritórios de advocacia, estão os seguintes:

  • Acompanhamento e captura de processos, tribunais e publicações;
  • Gerenciamento de processos;
  • Agenda jurídica corporativa, que permite controle de prazos;
  • Emissão padronizada de faturas e cobranças de honorários;
  • Relatórios a respeito do fluxo de caixa;
  • Área de acesso aos clientes, onde podem acompanhar os seus processos;
  • Atendimento e suporte para o caso de dúvidas.

Entenda se você precisa de um

melhores softwares para escritórios de advocacia, Quais são os melhores softwares para escritórios de advocacia?

Pois bem, acima você viu como funcionam os melhores softwares para escritório de advocacia. No entanto, ainda pode ser que não esteja claro se você realmente precisa de um. Neste caso, também há como entender melhor.

Se você ainda está incerto, é porque provavelmente está perdendo tempo com algumas questões que não precisaria e nem percebe. Para isso, é preciso dar um passo atrás na rotina e pensar a respeito do que você faz no dia a dia.

Dessa maneira, o principal ponto é pensar se alguma das suas tarefas não pode ser otimizada por algo ou alguém que as execute. Ou seja, tudo que você faz precisa ser você? Não há tarefas repetitivas que podem ser automatizadas?

Em geral, há alguns pontos principais que motivam os escritórios a perceberem que de fato precisam desse serviço. Sendo assim, entre os principais temos os seguintes:

  • Perda de controle e falhas em relação ao andamento de processos;
  • Prazos vencidos e atrasos para reuniões, com problemas de agenda;
  • Dificuldade na hora de arquivar processos;
  • Perda de documentos guardados em ambiente físico;
  • Problemas na gestão da equipe, em especial com relação ao controle de tarefas;
  • Dificuldade no controle financeiro do escritório;
  • Perda de tempo excessiva na busca por informações.
Leia mais:  6 dúvidas comuns sobre os adicionais de insalubridade e periculosidade

Perceba, portanto, que todos esses problemas podem ser resolvidos facilmente com a adoção dos melhores softwares para escritórios de advocacia do mercado. Em maior ou menor grau, esses itens não vão mais gerar incômodo.

Por isso, o principal é que você anote quais são os pontos que acredita que um sistema automatizado poderá resolver. Dessa maneira, vai ter mais clareza na hora de procurar o ideal para o seu escritório. Então, a partir do momento que elencou esses fatores, é hora de ir atrás e comparar os existentes.

Conheça os benefícios dos melhores softwares para escritórios de advocacia

Se você ainda está com dúvidas a respeito da real necessidade dos melhores softwares para escritório de advocacia, entender quais são os seus benefícios poderá ajudar nesse processo. Por isso, podemos resumi-los em alguns principais.

Primeiramente, eles oferecem a possibilidade de escalonar o volume de trabalho. Ou seja, ao automatizar tarefas que antes eram manuais, ele permite que os advogados tenham mais tempo para se dedicar a outros processos.

Dessa forma, inclusive, é que eles são tão interessantes mesmo para escritórios menores. Ao permitirem esse escalonamento, e ao terem planos distintos, permitem que seu escritório vá crescendo. Ao passo que crescer, também muda de plano no software, ampliando ou migrando para outro.

Além disso, ao contrário do que alguns imaginam, não há perda de qualidade no trabalho. Pelo contrário, aliás: estes sistemas ajudam a evitar erros humanos. Por exemplo, erros de cálculo, perda de prazos, esquecer de capturar algum processo, etc.

Mais uma vantagem se refere à economia de espaço e de dinheiro. Uma vez que os documentos podem ser armazenados em sistemas de nuvem, diminui a necessidade de ter um grande espaço físico que armazene documentos. Assim, também reduz os gastos financeiros.

Leia mais:  Imissão de posse: entenda o que significa

Ademais, há a vantagem também do teletrabalho. Tudo que o advogado precisa é de um aparelho como celular ou computador e de um acesso à internet para acessar os documentos. Ou seja, pode fazê-lo de praticamente qualquer lugar.

Por fim, estes produtos também permitem uma melhor tomada de decisões empresariais. Com eles, é possível ter relatórios na palma da mão, os quais podem ser muito úteis ao definir o planejamento do seu escritório de advocacia.

Como escolher os melhores softwares para escritórios de advocacia?

melhores softwares para escritórios de advocacia, Quais são os melhores softwares para escritórios de advocacia?

Assim como você já deve ter visto até aqui, os melhores softwares de advocacia podem ser bastante vantajosos. No entanto, como escolher o ideal? Para finalizar a publicação, separamos algumas dicas especiais para que você aprenda. Veja:

  1. Identifique quais são as necessidades do seu escritório.
  2. Pesquise quais são os melhores softwares para escritórios de advocacia no mercado.
  3. Procure empresas que sejam reconhecidas e que ofereçam um bom custo-benefício.
  4. Se estiver em dúvida, comece pelos que oferecem testes gratuitos, como o GOJUR.
  5. Analise cada software, comparando ao que você precisa, e veja quais se adequam mais.
  6. Entenda de que forma será feita a gestão dos documentos jurídicos.
  7. Verifique se o software em questão possui criptografia para dar segurança às suas informações.
  8. Prefira sistemas que ofereçam alternativas que otimizem também a gestão financeira.
  9. Veja se é oferecida uma área para o cliente, em que ele poderá acompanhar os processos.
  10. Opte por empresas que oferecem suporte, para o caso de algum problema inesperado surgir.
  11. Entre em contato com a empresa e, se possível, com outros de seus clientes para avaliar o serviço.

Dessa maneira, suas chances de escolher o melhor software jurídico para a sua empresa aumentam bastante. Para começar, convido que você conheça o GOJUR, que oferece 1 mês de teste grátis!

Compartilhe este conteúdo

Deixe um comentário