Quais são os benefícios de um gerenciador de processos judiciais?

gerenciador de processos judiciais, Quais são os benefícios de um gerenciador de processos judiciais?

Um gerenciador de processos judiciais pode trazer uma série de vantagens à gestão do seu escritório ou do seu trabalho como advogado autônomo. Neste caso, existem softwares que permitem automatizar ainda mais a gestão.

Porém, como escolher o melhor gerenciador? Quais são as reais vantagens que cada um possui? É possível testar de graça para somente depois escolher? Se você tem dúvidas como essas, leia até o final e entenda!

O que é um gerenciador de processos judiciais

Primeiramente, vamos começar pelo básico, não é mesmo? Afinal, você sabe o que é um gerenciador de processos judiciais? Assim como indica o nome, ele serve para favorecer o gerenciamento de um escritório de advocacia.

Isso é fundamental, uma vez que o controle dos processos judiciais é uma parte vital do trabalho de qualquer advogado. Dessa maneira, é necessário estar constantemente atento aos prazos, aos clientes, ao monitoramento dos processos e até a outras questões, como as finanças.

Por certo, este controle pode ser feito todo de forma manual. No entanto, com o avanço da tecnologia, escritórios que optam por essa via acabam ficando para trás. Desse modo manual, acabam perdendo vantagem competitiva com relação aos demais.

Portanto, o que costuma ser a melhor opção é a dos gerenciadores de processos judiciais que são automatizados. Ou seja, há softwares que fazem boa parte do trabalho que antes o advogado faria, deixando que ele se concentre nas questões mais importantes do trabalho e não perca nada.

Por conseguinte, esses gerenciadores são excelentes ferramentas para substituir as planilhas, seja você autônomo ou advogado de escritório. Assim, isto dá mais liberdade para crescer e focar no que é o essencial, além de diminuir a chance de erro humano.

Por isso, hoje em dia existem muitos softwares no mercado, e aqui começa uma outra questão. Qual deles escolher, se há tanta disponibilidade? Em geral, existem alguns que são mais adequados e funcionam melhor, como você vai ver.

Leia mais:  Reclusão e detenção: saiba quais são as principais diferenças

Ainda assim, o mais importante é ficar atento a alguns aspectos principais. Por exemplo, qual é a sua maior necessidade no momento? Será que o gerenciador de processos judiciais escolhido oferece isso? Pense nessa questão e nas outras descritas abaixo para avaliar melhor.

Principais benefícios de gerenciador de processos judiciais

gerenciador de processos judiciais, Quais são os benefícios de um gerenciador de processos judiciais?

Pois bem, como falamos antes, o gerenciador de processos judiciais ajuda a automatizar o trabalho feito por advogados autônomos e por escritórios. Para isso, existem softwares jurídicos.

Contudo, quais são os benefícios dos gerenciadores de processos judiciais? Por que eles são tão recomendáveis e a primeira opção dos melhores escritórios? Veja abaixo alguns dos motivos!

1.      Permite escalonar o volume de processos

O primeiro dos benefícios que merece destaque é relacionado ao volume de processos que um advogado ou escritório possui. Embora todo mundo comece de baixo, a ideia é sempre crescer, não é verdade?

No entanto, o que fazer quando você chega no seu limite? Muitos advogados sentem que não conseguem pegar mais processos porque estão atolados de trabalho e simplesmente não dão conta.

Porém, pense que se você automatizar tarefas que está fazendo manualmente, vai ganhar esse período em que o esforço é puramente físico e não relacionado à sua principal atividade. Por isso, o gerenciador de processos judiciais possibilita que o profissional tenha um tempo a mais.

2.      Mantém a qualidade do trabalho

Outro elemento importante do porquê um gerenciador de processos judiciais costuma ser positivo diz respeito à qualidade do trabalho. E, aqui, temos um ponto fundamental, porque permite aliar uma maior quantidade, como vimos acima, mantendo a qualidade.

Pense que, com estes softwares, toda captura de tribunais e processos é feita automaticamente. Ou seja, esse tempo será economizado, e você terá tudo em mãos.

Leia mais:  Maturidade Digital na Advocacia: desenvolva novas habilidades

Sendo assim, nos melhores softwares o advogado é automaticamente informado sobre o andamento dos processos. De modo complementar, ainda é possível analisar relatórios gerados pelo sistema.

3.      Requer uma equipe reduzida

Uma equipe de trabalho numerosa é algo complicado por diversos motivos. Por exemplo, por ter de lidar com muitas pessoas, por necessitar de um maior espaço físico, pelos custos envolvidos, etc.

Entretanto, com o uso do gerenciador de processos judiciais automatizado, essa necessidade é reduzida. Isso porque parte do trabalho que outros fariam, o próprio software fará, a um custo menor.

Além disso, reduz-se também a chance de erro humano. Afinal de contas, os algoritmos são altamente confiáveis e realizam todo trabalho de modo automatizado.

4.      Possibilita o teletrabalho

Mais um ponto positivo de um software jurídico é a possibilidade de teletrabalho que ele oferece. Justamente por estar em sistemas como de nuvem, ele permite que os advogados acessem tudo de qualquer lugar.

Isto significa que é possível economizar espaço físico onde seriam armazenados os documentos e que eles podem ser acessados de casa, de restaurantes, de tribunais, etc. Além disso, o próprio cliente tem uma área para ele.

5.      Diminui a chance de erro humano

Vamos ser sinceros, quem nunca cometeu um erro bobo? Isso pode estar relacionado aos prazos, aos valores, à perda de informações importantes e vários outros fatores.

Dessa maneira, esse tipo de erro é comum com qualquer ser humano, seja quem for. No entanto, os softwares, como falamos antes, têm esse risco muito menor, o que oferece uma maior proteção.

6.      Possui um custo-benefício favorável

Mais uma vantagem a se considerar dos softwares jurídicos é com relação ao custo-benefício que eles possuem. Assim como você já deve ter concluído até aqui, costuma existir uma clara resposta com relação a isso.

Leia mais:  Separação total de bens: entenda como funciona

Isto é, de fato eles são uma ótima opção, especialmente para escritórios maiores. Ainda assim, porém, eles costumam ser valiosos igualmente para escritórios menores e para advogados autônomos.

7.      Um gerenciador de processos judiciais possui diversos planos, até de graça

Você sabia que há gerenciadores de processos judiciais gratuitos? E que, além disso, os outros existentes no mercado possuem diversos tipos de planos e de valores?

Dessa forma, isso agrega ao que vínhamos falando antes: esses sistemas são ideais para todos, independentemente do tamanho do escritório ou até se você é autônomo. Assim, basta adaptar o plano ideal às suas necessidades e possibilidades.

Inclusive, caso você tenha receio, pode começar com seu plano grátis e testar. Com o passar do tempo, caso aprove o sistema, então basta fazer uma mudança de plano, com um upgrade para um maior.

No caso do GOJUR software jurídico, você pode acessar os planos clicando aqui. Com isso, pode avaliar qual é a melhor opção e já ter em mente uma ideia de como costumam funcionar esses gerenciadores.

Dicas para melhorar a gestão com gerenciador de processos judiciais

gerenciador de processos judiciais, Quais são os benefícios de um gerenciador de processos judiciais?

Agora que você já entendeu o que é um gerenciador de processos judiciais e quais são seus benefícios. Porém, temos mais umas dicas finais. Dessa forma, elas vão possibilitar uma melhora ainda maior na gestão do escritório. Veja:

  • Implemente o software jurídico e treine os seus funcionários sobre como ele funciona;
  • Registre no sistema todas as informações relativas ao seu negócio;
  • Entenda como será a integração das áreas e controle a movimentação processual;
  • Instrua seus clientes sobre como funciona o software e como eles podem acessar a sua área;
  • Sempre entre em contato com o suporte em caso de problemas.

Para começar o seu teste grátis com o GOJUR software jurídico, basta clicar aqui! Experimente!

Compartilhe este conteúdo

Deixe um comentário