A advocacia moderna exige agilidade, organização e eficiência. Para acompanhar o ritmo e se destacar, contar com a tecnologia deixou de ser um diferencial e se tornou uma necessidade. Nesse cenário, os aplicativos para advogados surgem como grandes aliados, prometendo simplificar o dia a dia e potencializar os resultados.
Índice
Toggle- O que são aplicativos para advogados?
- Benefícios dos aplicativos para advogados
- 7 dicas para escolher o melhor aplicativo para advogados
- 1. Avalie a usabilidade e a interface amigável
- 2. Verifique a integração com outros sistemas
- 3. Analise as funcionalidades essenciais
- 4. Considere a segurança dos dados
- 5. Verifique a qualidade do suporte técnico
- 6. Avalie as opções de customização e flexibilidade de planos
- 7. Compare o custo-benefício e a escalabilidade da solução
- Transforme sua rotina com o GOJUR
Quem busca constantemente formas de melhorar sua atuação sabe que a escolha da ferramenta certa é fundamental. Um bom aplicativo (no sentido amplo de software jurídico ou uma plataforma) pode ser a chave para alcançar mais eficiência, aumentar sua produtividade e garantir a integração que o seu escritório ou departamento jurídico precisa.
Mas, com tantas opções disponíveis, como saber qual é o ideal? Não se preocupe! Ao longo deste texto, vamos apresentar 7 dicas essenciais para te ajudar a selecionar o melhor aplicativo para advogados e dar um salto de qualidade na sua gestão. Continue a leitura!
O que são aplicativos para advogados?
Quando falamos em aplicativos para advogados, podemos pensar tanto nos aplicativos de celular que auxiliam em tarefas pontuais (como leitura de documentos, acesso a calculadoras jurídicas básicas etc.) quanto nos sistemas mais completos que funcionam como um software de gestão jurídica.
Nosso foco neste texto é o segundo tipo: plataformas robustas que podem ser acessadas via computador e que frequentemente contam com versões ou funcionalidades acessíveis por aplicativos móveis complementares.
Esses aplicativos de gestão funcionam como centrais de controle para a rotina jurídica. Suas funcionalidades variam, mas geralmente incluem gerenciamento de processos, controle de prazos, organização de documentos, gestão financeira e comunicação.
A grande praticidade reside na capacidade de acessar informações relevantes em tempo real, de qualquer lugar, facilitando o dia a dia de trabalho e permitindo uma atuação mais dinâmica e conectada. Eles são a base tecnológica para uma advocacia mais organizada e eficiente.
Leia também: Conheça 5 benefícios do software jurídico e otimize sua rotina!
Benefícios dos aplicativos para advogados
Advogados e departamentos jurídicos enfrentam uma série de desafios diários:
- A montanha de processos para gerenciar;
- A organização de documentos que não param de crescer
- O controle rigoroso de prazos que não podem ser esquecidos;
- A necessidade de manter uma comunicação clara e eficaz com os clientes.
É aí que os aplicativos para advogados mostram seu valor. Com eles, a equipe passa a ter acesso remoto a todas as informações do seu escritório, em múltiplos locais, proporcionando uma flexibilidade bastante útil.
A agilidade na atualização de andamentos processuais e o recebimento de alertas automáticos garantem que a equipa nunca perca um prazo importante. Por sua vez, essa melhoria na organização dos processos otimiza o tempo processual e reduz o estresse.
Tudo isso impacta diretamente na produtividade e eficiência do escritório, permitindo que mais tempo seja dedicado à análise jurídica estratégica e ao atendimento de qualidade.
Ou seja, um bom aplicativo para advogados não é um gasto, é um investimento que se paga no dia a dia.
7 dicas para escolher o melhor aplicativo para advogados
Selecionar o aplicativo para advogados ideal para a sua realidade exige atenção a alguns pontos-chave. Para te guiar nessa escolha, reunimos 7 dicas essenciais:
1. Avalie a usabilidade e a interface amigável
Os aplicativos para advogados precisam ser intuitivos, com uma interface limpa, organizada e fácil de navegar. Uma baixa curva de aprendizado é fundamental para garantir que você e toda a sua equipe consigam utilizar a ferramenta rapidamente e sem dificuldades.
Peça demonstrações ou testes gratuitos para sentir na prática como é a experiência de uso. A tecnologia deve simplificar, não complicar!
2. Verifique a integração com outros sistemas
Bons aplicativos para advogados devem permitir uma integração fluida com outros sistemas. Isso evita a duplicação de trabalho, centraliza suas informações em um só lugar e otimiza processos que envolvem diferentes plataformas. A capacidade de conectar suas ferramentas otimiza o fluxo de trabalho.
3. Analise as funcionalidades essenciais
O aplicativo para advogados ideal deve contribuir para resolver suas necessidades diárias.
Procure por recursos como atualização automática de andamentos processuais, um sistema eficiente de controle de prazos com alertas personalizáveis, ferramentas para emissão de documentos de forma ágil (com modelos personalizáveis) e a capacidade de gerar relatórios que te ajudem a entender a performance do seu escritório.

4. Considere a segurança dos dados
A segurança das informações dos seus clientes é primordial e regulamentada pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O aplicativo para advogados que você escolher deve levar isso a sério.
Verifique se a plataforma utiliza criptografia para proteger seus dados, se possui políticas claras de privacidade e se está em conformidade com a LGPD. A segurança dos seus dados deve ser uma prioridade para o fornecedor.
5. Verifique a qualidade do suporte técnico
Mesmo a ferramenta mais intuitiva pode gerar dúvidas ou, eventualmente, apresentar algum problema. Um atendimento humanizado e eficiente é essencial.
Antes de contratar, verifique quais canais de suporte são oferecidos (telefone, chat, e-mail etc), os horários de atendimento e a agilidade na resolução de questões. Saber que você pode contar com ajuda especializada faz toda a diferença no seu dia a dia de trabalho.
6. Avalie as opções de customização e flexibilidade de planos
Cada escritório tem suas particularidades e volumes de trabalho diferentes. Um aplicativo para advogados ideal deve se adaptar às suas necessidades específicas.
Procure por soluções que ofereçam opções de customização (como campos extras ou fluxos de trabalho adaptáveis) e, principalmente, planos flexíveis que variam de acordo com o volume de processos ou o número de usuários da sua equipe. Você não deve pagar por funcionalidades que não utiliza.
7. Compare o custo-benefício e a escalabilidade da solução
Analise o investimento necessário em relação aos benefícios que o aplicativo para advogados promete trazer. Considere a economia de tempo gerada pela automação e organização, a redução de erros (e os custos associados a eles) e o aumento da eficiência geral.
Um bom software deve oferecer um retorno sobre o investimento, mas, além disso, pense no futuro: considere se a solução é escalável e pode crescer junto com o seu escritório, acompanhando seu sucesso.
Leia também: Sistema jurídico: veja os principais benefícios e funcionalidades
Transforme sua rotina com o GOJUR
Se você está buscando por aplicativos para advogados, você sabe que a tecnologia é o caminho para uma prática jurídica mais eficiente e organizada. Por isso, exploramos funcionalidades e benefícios que devem ser considerados sobre essas ferramentas.
Um software jurídico que reúne usabilidade, segurança, funcionalidades completas, excelente suporte, flexibilidade e um ótimo custo-benefício, é o GOJUR.
Desenvolvido pensando em cada detalhe da rotina jurídica, o GOJUR é mais que um software, é um parceiro que te ajuda no dia a dia da advocacia. Conheça o GOJUR, o software jurídico da Business Company, e veja na prática como ele pode transformar sua rotina. Solicite uma demonstração grátis e comece seu teste hoje mesmo!