Qual é a importância da tecnologia no setor jurídico?

importância da tecnologia no setor jurídico, Qual é a importância da tecnologia no setor jurídico?

Assim como em diversas outras áreas, a importância da tecnologia no setor jurídico é elevada. Dessa maneira, na prática, quem adota as novas ferramentas consegue demonstrar ganhos competitivos com relação aos seus concorrentes.

Neste sentido, inclusive se pensarmos a pandemia de Covid-19, há o fator da adaptação. Quem já estava habituado ao mundo digital, conseguiu passar pelos desafios com maior facilidade, sem tantos obstáculos como aqueles que ainda insistem em trabalhar apenas à moda antiga.

Por isso, é importante que os escritórios entendam, cada vez mais, qual é a importância da tecnologia no setor jurídico. Há uma série de recursos até mesmo simples que podem ser utilizados e oferecem benefícios interessantes. Acompanhe!

Para que serve a tecnologia no setor jurídico?

Muitas pessoas se enganam ao pensar que o Direito é algo estático e que não pode evoluir em suas práticas. Dessa forma, ao contrário do que estes imaginam, é possível sim evoluir, ao tornar alguns procedimentos jurídicos mais fáceis de serem realizados.

É isto, por exemplo, que o uso de instrumentos tecnológicos oferece. Assim, a importância da tecnologia no setor jurídico é, em especial, de auxiliar a partir de novos instrumentos e práticas que possam proporcionar uma otimização nos rendimentos.

Sendo assim, na prática isto acaba proporcionando uma série de benefícios, como vamos ver mais adiante. Em resumo, porém, eles ajudam a tornar os processos mais rápidos e eficazes, com novas ferramentas que automatizam funções e facilitam o acesso a documentos, por exemplo.

Até mesmo no momento em que estamos vivendo, da pandemia de Covid-19, isto acaba se tornando algo positivo. Assim, com os processos cada vez mais digitalizados, há inclusive a necessidade de adaptação à nova realidade.

Além disso, as soluções de comunicação permitem um grande ganho quando o assunto é o diálogo com o cliente. Hoje em dia, há mecanismos de mensagens instantâneas, conferências pela internet e até mesmo acesso a softwares jurídicos.

Leia mais:  Saiba o que é a metodologia 5S e como usar no seu escritório

Qual é o impacto dessas mudanças?

importância da tecnologia no setor jurídico, Qual é a importância da tecnologia no setor jurídico?

Até aqui, você já deve ter entendido que a importância da tecnologia no setor jurídico é elevada, não é verdade? No entanto, qual é o impacto prático disso? Como essas novidades auxiliam ou a inaptidão ao uso delas pode prejudicar?

Tendo isso em mente, algumas palavras-chave para discutirmos esse assunto são eficácia, eficiência, otimização, custos, rapidez e segurança. Ou seja, de forma geral, o uso dos instrumentos tecnológicos mais inovadores permite ter acesso a tudo isso.

Pense, por exemplo, na facilidade da simples digitalização dos documentos. Como sabemos bem, no Direito o uso de papeis é abundante, e não tem como ser diferente.

Muitos escritórios de advocacia acabam armazenando tudo em espaço físico, o que é contraproducente. Então, pense, como alternativa, em outro escritório, que tenha a facilidade de armazenar nos espaços digitais de nuvem.

Entre os diversos benefícios disso, podemos listar os mais evidentes. Assim, por exemplo, há:

  • Economia de recursos, uma vez que há a necessidade de um espaço físico menor;
  • Facilidade na busca de documentos, com uma organização singular oferecida pelos softwares;
  • Possibilidade de acesso dos documentos de qualquer lugar, como em home office;
  • Segurança com a criptografia dos arquivos, protegendo contra a ação de hackers e invasores.

Desse modo, com isso em mente, tente comparar a atividade dos dois escritórios: daquele que utiliza somente espaço físico e do que prefere adotar as ferramentas digitais. Qual você acha que terá uma vantagem competitiva?

A vantagem do que se adapta à tecnologia é bastante nítida, concorda? Sendo, ainda, este apenas um exemplo de uma ferramenta digital que pode ser utilizada, em meio a tantas outras que poderíamos citar.

Assim como você deve ter percebido, a importância da tecnologia no setor jurídico não é dificultar. Pelo contrário, ela visa facilitar a atuação do profissional, gerando mais eficiência.

Leia mais:  Qual o melhor software para advogados?

Importância da tecnologia no setor jurídico

Com base no que foi exposto nas duas seções anteriores, já é possível tirar algumas conclusões a respeito da importância da tecnologia no setor jurídico, certo? Primeiramente, já é possível entender que, de fato, o impacto pode ser muito positivo.

Ou seja, em outras palavras, as novas ferramentas tem mudado um pouco da forma de praticar o Direito e a advocacia. Dessa maneira, ela altera um pouco da dinâmica com que a atuação profissional ocorre, bem como a comunicação com colegas e clientes.

Assim, é como se a advocacia e o Direito estivessem sob uma nova roupa. Isto é, embora continuem com a sua essência, estão mudando um pouco do formato com que realizam suas atividades, numa forma mais moderna e atual.

Isso, então, acaba impactando todos os negócios que estão relacionados ao Direito. Como resultado, quem se adapta, tende a ter aqueles ganhos que mencionamos antes, que podem ser traduzidos numa maior produtividade, eficiência e na redução de custos e de tempo investido.

No entanto, nem todas as novidades impactam somente na questão da competitividade e da celeridade dos processos, com benefícios para o escritório somente. Além disso, os clientes também tendem a ficar mais satisfeitos, tanto pela qualidade do serviço quanto pelo suporte oferecido, que tende a ser mais eficaz também.

Ao final, com a junção de todos esses elementos, a vantagem de quem utiliza as ferramentas tecnológicas tende a ser muito grande quando em comparação a quem não utiliza. Com isso, quem fica de fora se expõe a um risco elevado, em particular no médio e longo prazo.

Já, aqueles que procuram se modernizar, terão maior capacidade de se adequar às novas oportunidades e desafios que surgirem. Isso pode começar a ser feito, por exemplo, com a utilização de sistemas e softwares específicos para advogados.

Leia mais:  8 livros para advogados iniciantes que você precisa conhecer

Como se adaptar às novidades

importância da tecnologia no setor jurídico, Qual é a importância da tecnologia no setor jurídico?

Por fim, é hora de entender como fazer uso dessa importância da tecnologia no setor jurídico. Ou seja, como o seu escritório pode adaptar à realidade da sua rotina e obter o melhor dessa modernização.

Entre os diversos elementos, podemos começar pela flexibilização. Os novos recursos permitem que o acesso a documentos estratégicos seja feito de qualquer lugar, possibilitando que o advogado consiga atuar de fora do ambiente de trabalho e ter uma resposta mais imediata ao cliente.

Além disso, em termos de gestão, há uma maior facilidade também. Em geral, os softwares jurídicos oferecem ganhos com relação à administração financeira, a prazos e ao cadastro dos clientes. Até mesmo a captura de processos e tribunais é facilitada.

Enfim, para se adaptar a tudo isso, a principal dica é realizar, antes de mais nada, uma análise dos processos internos do seu escritório. Isto é, o que tem sido feito de positivo e o que pode melhorar com a adoção de tecnologias? Para isso, observe principalmente o que pode ser automatizado.

Depois, realize um planejamento, em que seja previsto o cronograma de adoção aos sistemas. Neste momento, é necessário também oferecer um treino aos funcionários, para que entendam os novos recursos.

Então, aos poucos vá adotando ferramentas e observando o que funciona e o que pode melhorar. Com revisões periódicas, as análises internas do escritório deverão chegar às conclusões que temos falado aqui sobre a importância da tecnologia no setor jurídico.

Aliás, é bom ressaltar este ponto: os softwares costumam oferecer facilidade até mesmo na realização de relatórios. Dessa forma, fica mais fácil mensurar e avaliar o que tem funcionado e o que ainda pode melhorar.

Quer experimentar um software jurídico e começar a sua adaptação às tendências tecnológicas? Clique aqui e conheça o GOJUR!

Compartilhe este conteúdo

Deixe um comentário