Soluções de marketing e CRM: quando são importantes?

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Hoje em dia, com o mundo cada vez mais tecnológicos, é preciso estar atento para não ficar para trás. Neste sentido, as soluções de marketing e CRM estão sendo utilizadas cada vez mais também nos escritórios de advocacia.

Dessa maneira, estes sistemas acabam sendo auxiliares para gerar uma gestão jurídica mais eficaz no seu escritório. Eles fornecem dados precisos, com relatórios e métricas que podem ser facilmente acessados.

Com isso, então, são bons complementares aos softwares jurídicos, que também servem para otimizar a gestão. Portanto, para saber mais do que se tratam as soluções de marketing e CRM, leia esta publicação!

O que são soluções de marketing e CRM

A primeira etapa para compreender como as soluções de marketing e CRM podem ser importantes para o seu negócio é entender o que o termo significa. Na tradução ao português, então, podemos chamar de Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Ele se refere, então, a uma série de sistemas de informações e até mesmo de ferramentas, como vou mostrar nas últimas seções do artigo. Assim, as soluções de marketing e CRM conseguem automatizar várias funções de contato com o seu consumidor, por exemplo.

Dessa maneira, na prática, elas exercem uma mudança na forma da empresa lidar com o cliente. Em outras palavras, ela torna a administração desse contato mais inteligente, permitindo ações como a criação de campanhas com um maior número de pessoas.

Assim, as soluções de CRM centralizam os leads, as métricas, analisam as etapas do funil de vendas, etc.

Por isso, os sistemas de Gestão de Relacionamento com o Cliente possuem funcionalidades específicas, as quais servem a quem está utilizando. Assim, as soluções de CRM centralizam os leads, as métricas, analisam as etapas do funil de vendas, etc.

Hoje em dia, eles são utilizados em vários setores, inclusive no do Direito, com os escritórios de advocacia. Portanto, são capazes de otimizar as atividades operacionais até mesmo para o seu escritório, permitindo focar mais tempo naquilo que mais importa.

Para que serve o CRM

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Bom, até aqui você já deve ter entendido o básico a respeito do que significa ter soluções de marketing e CRM. Como falei, isto está fundamentalmente relacionado à forma pela qual o seu negócio pode interagir com os clientes

Como resultado, já está implícito um pouco do para que servem os sistemas CRM, certo? Além disso, também já está de certa forma nítido por qual razão se relaciona ao marketing.

Então, vale a pena frisar que são justamente as equipes de marketing quem utilizam o sistema de CRM. Afinal, são elas as responsáveis pelo atendimento aos clientes. Dependendo do ramo da empresa, quem lida com atendimento e vendas também precisa aprender, porém.

Ou seja, para simplificar, todos os funcionários que lidam com os clientes lidam diretamente com o CRM, embora a maior atribuição seja da equipe de marketing. Este tipo de sistema ajuda a simplificar as relações no escritório.

A partir das soluções de marketing e CRM, os clientes ficam cadastrados com todas as informações no seu sistema. Isto pode ser feito em forma de lista automática ou até mesmo de modo manual.

Além disso, você pode realizar anotações e colocar informações a respeito de cada um dos clientes que estão registrados no sistema. Por isso, é possível gerar organizações personalizadas, além de otimizar a apresentação dos dados.

Isto significa que, quando for abrir a ficha de cada cliente, sua equipe pode ter as informações que necessitam, de forma precisa. Isso diminui a chance de erros e também reduz o tempo requerido em tarefas que antes eram manuais.

Algumas estratégias e vantagens de CRM

Até aqui, já apresentamos o que são soluções de marketing e CRM e também demonstramos de que formas elas podem ser aplicadas. Agora, então, chegou um momento um pouco mais prático, para que você entenda a aplicação de estratégias específicas que podem ser realizadas a partir destes sistemas.

1.      Analisar os clientes a partir das soluções de marketing e CRM

Primeiramente, o CRM permite que você conheça os seus clientes mais profundamente. Essa é uma das vantagens do uso do sistema e, a partir dela, você pode criar estratégias mais efetivas.

Por exemplo, dessa maneira você pode levantar informações mais específicas sobre quem busca seu escritório, refinando e entendendo melhor qual é o seu público-alvo. Assim, também aumentam as chances de fidelizar essas pessoas.

Para isso, as soluções de marketing e CRM fornecem relatórios completos, repletos de informações valiosas. Entre outros fatores, eles podem indicar respostas a perguntas como:

  • Qual a época do ano em que seu escritório tende a receber mais clientes;
  • Quais setores são mais visados (se trabalha com várias áreas);
  • Quais são as vantagens que os clientes gostam mais (preço, prazos, descontos, etc);
  • Faixa etária das pessoas que buscam o escritório;

2.      Fortalecer os laços com os clientes

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Outro ponto positivo das estratégias de CRM é permitir fortalecer as suas relações com o cliente. Saiba que é um erro comum e que se repete na advocacia o de esquecer de que você está lidando com alguém que tem necessidades e características próprias.

O mais importante não é conseguir um caso, mas sim lidar com os clientes. Para isso, é necessário ter uma boa relação, de modo que possibilite que você tenha sucesso não apenas nos casos, mas também no trato com quem o procura.

Neste sentido, um software CRM analisa interações, verifica as insatisfações existentes e até cria mecanismos de atendimento personalizados. Assim, tende a aumentar a satisfação e a fidelização dos clientes do seu escritório.

3.      As soluções de marketing e CRM permitem a obtenção de dados mais confiáveis e transparentes

Como falei antes, os sistemas CRM trazem dados mais precisos sobre os clientes, reduzindo a chance de erros humanos. Além disso, também oferecem a produção de relatórios com base nisso. Só que se engana quem pensa que isso é tudo.

Uma outra vantagem e que pode ser utilizada estrategicamente é que estes sistemas facilitam o acesso e o compartilhamento das informações entre toda a equipe. Com isso, torna tudo mais transparente e fácil para quem precisar, com acesso remoto e em tempo real.

Para isso, prefira sistemas mais seguros, que realizam a criptografia das informações. Assim, você evita ter dados importantes roubados.

4.      Otimiza as soluções de marketing

Por fim, a automação no marketing possibilita que as suas estratégias sejam mais efetivas, focadas no perfil exato de cliente que você tem. Com isso, auxilia a otimizar os recursos empreendidos nestas tarefas.

Em empresas em geral, em que há separação das equipes de marketing e venda, o CRM também possibilita uma maior colaboração entre eles. No caso do escritório de advocacia, pode aproximar o marketing do advogado e de quem está ligado com o atendimento ao cliente.

Como você deve ter visto, então, as soluções de marketing e CRM são úteis ao escritório. De forma geral, elas servem como um software para advogados que ajuda na gestão, especialmente nos fatores relacionados à comunicação com os clientes.

Inclusive, mesmo para advogados home office ou independentes ela pode ser uma boa ideia, justamente por automatizar funções que antes eram manuais. Tudo depende da sua avaliação sobre a real necessidade.

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