Qual o melhor software para advogados?

melhor software para advogados

melhor software para advogados, Qual o melhor software para advogados?

Escolher o melhor software para advogados pode ser uma tarefa difícil e que exige cuidado. Isto porque você deve avaliar, por exemplo, as necessidades do seu escritório. Assim, deve se certificar que o sistema que escolheu possui funcionalidades para atendê-las.

Por isso, em meio a uma realidade em que existem diferentes softwares jurídicos, o melhor é aquele que satisfaz as suas necessidades. Quer entender melhor? Então leia!

Os sinais de que você precisa de um software

Antes de mais nada, você precisa conhecer os sinais que indicam que você precisa começar a procurar pelo melhor software para advogados. Ou seja, nas tarefas cotidianas do seu escritório, como o sistema jurídico poderia ajudar?

Para isso, nada melhor do que saber os problemas práticos da maior parte das pessoas que procura por um software desses, não é verdade? Por isso, separei alguns exemplos de motivações básicas para você se identificar. Veja:

1.      Falta de tempo na busca pelo melhor software para advogados

A gestão de um escritório de advocacia não é fácil e, acima de tudo, exige tempo. Então, a primeira coisa que você precisa se perguntar é se você está conseguindo realizar todas as tarefas administrativas sem prejudicar as suas atividades como advogado.

Entre as diversas funções de um software jurídico, ele ajuda a controlar prazos, pagamentos, entre diversas outras alternativas. O GOJUR, por exemplo, tem facilidades que permitem:

  • Gerenciamento de processos;
  • Captura de tribunais e publicações diretamente dos sites;
  • Agenda jurídica corporativa com controle de prazos;
  • Emissão padronizada de faturas;
  • Área especial com acesso ao cliente;
  • Atendimento especializado via suporte.

Assim, permite que você não perca nada, além de automatizar tarefas que antes seriam feitas manualmente.

Você pode, em outras palavras, começar a se dedicar especificamente para as tarefas mais importantes do seu trabalho. Isto é, poderá deixar de lado as questões mais burocráticas e manuais.

2.      Erro no monitoramento dos processos nos tribunais

Erros humanos, como o de monitoramento dos processos nos tribunais, não são incomuns. Dessa maneira, se aconteceu, este é mais um sinal que você deve buscar pelo melhor software para advogados.

Como falei antes, o GOJUR, por exemplo, é um software jurídico que oferece essa funcionalidade. Assim, ele realiza tudo automaticamente, com robôs que acompanham os processos nos sites dos tribunais e as publicações nos diários de justiça.

Veja que, em virtude disso, seus processos serão alimentados automaticamente. Então, isto é algo que diminui a chance de erros e também economiza tempo.

3.      Dificuldade na organização do escritório

Existe outro sinal que é hora de procurar pelo melhor software para advogados. Ele está relacionado à organização e à gestão do escritório, que pode estar deficitária.

Dessa forma, em geral, os sistemas jurídicos têm funcionalidades que permitem uma maior integração do trabalho, além de facilitar a comunicação. Com isso, a equipe trabalha melhor, evitando problemas de gestão.

4.      Problemas no controle financeiro

Algumas questões relacionadas às finanças do escritório também podem ser decisivas para mostrar que você precisa de um software para advogados. E, também neste aspecto, um bom sistema poderá auxiliá-lo.

Em geral, você deve procurar no software jurídico algo que facilite nas suas necessidades financeiras. Novamente citando o GOJUR, ele permite facilidade no faturamento, por exemplo.

Dessa forma, oferece uma emissão padronizada para as faturas de cobrança de honorários e para reembolso. Além disso, facilita o controle de pagamentos recebidos e das pendências do cliente.

Portanto, em linhas gerais, permite gerenciar melhor o fluxo de caixa, além de permitir que você alcance mais detalhes a respeito das finanças do escritório.

O melhor software para advogados deve atender as suas necessidades

melhor software para advogados, Qual o melhor software para advogados?

Pois bem, até aqui trouxemos alguns exemplos de sinais que seu escritório precisa ir atrás do melhor software para advogados. Então, agora chegamos em uma etapa posterior, mas que também é importante.

Afinal, quais são as necessidades que o seu escritório possui? Você pode começar a identificá-las a partir dos sinais que mencionamos acima. No entanto, vá além disso e pense especificamente no seu escritório.

Para facilitar, tenha em mente alguns atributos elementos especiais, como os abaixo:

  • Tempo: como falei antes, perda de tempo é um dos principais motivos que levam os escritórios a escolherem softwares jurídicos.
  • Gestão jurídica: além de ajudar na otimização do tempo, estes sistemas também permitem uma maior facilidade na gestão. Portanto, veja se a sua tem problemas.
  • Prazos: relacionado ao fator do tempo, temos os prazos. Isto é, seu escritório tem perdido algum?
  • Produtividade: parece que a produtividade dos colaboradores pode melhorar? Os softwares permitem identificar isso com maior facilidade.
  • Faturamento: a parte financeira do escritório está bagunçada? Há confusão a respeito dos honorários advocatícios? Precisa de mais relatórios? Um bom software para advogados auxilia nisto.

Note, portanto, como esses elementos são cruciais para garantir o sucesso de qualquer escritório. Por isso, busque identificar em quais desses elementos há carência para, então, começar a buscar pelo software ideal.

Os usuários devem estar satisfeitos

Você já comprou algum produto que parecia ser perfeito, exatamente o que você precisava, mas que, na prática, mostrou ser algo totalmente oposto? Pois é, isto pode acontecer também com softwares, se não forem bem escolhidos.

Por isso, uma outra dica para entender qual é o melhor software para advogados é buscar a opinião de usuários dele. Ou seja, as pessoas que o utilizam, têm uma boa experiência ou relatam algum tipo de problema?

Então, neste caso é importante que você avalie estes elementos:

  • Funcionalidades: o software funciona como promete? Isto é, as funcionalidades realmente são úteis ou possuem erros?
  • Suporte: caso você tenha algum problema com o sistema, há suporte disponível?
  • Complexidade: qualquer um irá conseguir utilizar este sistema ou aprender a usá-lo irá demandar muito tempo e recursos?

O melhor software para advogados deve ser seguro

melhor software para advogados, Qual o melhor software para advogados?

Até aqui, você já viu alguns sinais que indicam a necessidade de que precisa de um software jurídico. Além disso, também aprendeu alguns passos básicos para avaliar a funcionalidade dele.

Agora, porém, vamos falar sobre um aspecto que também é muito importante e, de certa forma, até complementar. Então, o assunto agora é segurança, algo cada vez mais importante num mundo tão informatizado.

Primeiramente, saiba que os roubos de dados podem gerar problemas sérios, ainda mais para um escritório de advocacia. Assim, se isso acontecer, toda a reputação do escritório pode ser afetada, bem como os casos dos clientes.

Além disso, há outro elemento de segurança importante: a possibilidade dos backups. São eles que garantem que você não vai perder todos os seus arquivos e informações por conta de algum erro do sistema.

Assim, estes backups podem ser realizados periodicamente. Inclusive, uma recomendação é pedir que sejam realizados diariamente e que fiquem armazenados na nuvem por alguns meses, por precaução.

Você deve observar também os protocolos de certificação digital que existem na segurança de informação. Neste caso, isto significa identificar, por exemplo, se o software codifica as informações, caso seja disponibilizado via web.

Bom, agora que você já sabe mais sobre o melhor software para advogados, recomendamos a leitura desta outra publicação com algumas dicas básicas. Então, você poderá ter a certeza de estar seguindo pelo caminho ideal.

Além disso, venha conhecer o GOJUR, o nosso software jurídico! Para ter o seu teste grátis, basta clicar aqui!

Compartilhe este conteúdo

Deixe um comentário