Ferramenta secreta que os maiores escritórios de advocacia usam e o seu também deveria

desenho demonstrando os maiores escritorios de advocacia

Os maiores escritórios de advocacia são aqueles que, em geral, souberam se adaptar e crescer ao longo do tempo. Por isso, há escritórios com décadas de atividade que seguem entre os principais do país.

Mas como fazem isso? E como sobrevivem aos dias atuais? Existem alguns valores e algumas ferramentas que contam bem esse segredo. Levando isso em consideração, é possível compreender melhor a evolução dos escritórios.

Ainda que cada um dos maiores escritórios de advocacia tenha sua própria história, alguns elementos são comuns. Para aprender e avaliar se as dicas valem para o seu escritório, acompanhe o post!

Quais são os valores dos maiores escritórios de advocacia?

Muitos dos maiores escritórios de advocacia do Brasil têm décadas de atuação. Alguns deles chegam a ter cerca de 70 anos, por exemplo. Dessa forma, já passaram por muitos desafios até os dias de hoje.

Um ponto comum importante é o que os faz sobreviver por tanto tempo. Dessa forma, existem valores que devem ser priorizados. Eles garantem tanto um bom serviço para o cliente quanto o sucesso do próprio negócio.

Antes de mais nada, a qualidade é fundamental. Ou seja, elementos como capacitação constante, competência e a entrega de um serviço de excelência é prioridade. Por isso, deve ser um dos focos principais de qualquer escritório.

Além disso, os maiores escritórios de advocacia devem seguir os padrões éticos. O Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil é um exemplo claro. Ele tem princípios que precisam ser seguidos.

Em qualquer contexto, esses elementos devem garantir o sucesso do escritório. Os maiores escritórios de advocacia focam tanto na qualidade quanto no serviço ético. No entanto, como veremos nas próximas seções, não é só isso.

Como funciona o planejamento dos grandes escritórios de advocacia?

maiores escritórios de advocacia, Ferramenta secreta que os maiores escritórios de advocacia usam e o seu também deveria

O planejamento é outro aspecto importante que faz com que os maiores escritórios de advocacia sejam como são. Dessa forma, a gestão do escritório é vital para que o escritório se mantenha.

Entre as principais etapas, o planejamento estratégico é a inicial. Nele, é necessário estipular o que deverá ser feito naquele ano em questão. Para isso, devem ser observadas as particularidades do escritório.

Assim, fazer um diagnóstico inicial informará em quais pontos pode haver crescimento. Por exemplo, seu escritório perde muito tempo com burocracias e atividades repetitivas? Há problemas na gestão financeira?

Ou seja, esse diagnóstico vai mostrar onde o escritório está. E, após ele, será possível traçar objetivos. Esses objetivos devem ser atingíveis e devem mostrar para onde o escritório quer ir.

Então, basicamente, essa é uma forma de analisar lacunas e oportunidades de melhora. Isso pode ser feito tanto em escritórios novos quanto nos que já existem. Afinal, sempre é possível melhorar.

Após essas etapas, o ideal é criar uma estrutura clara. Isto é, em que constem as tarefas de cada um sem margem para dúvidas. Isso vem com um mapa de atividades e a divisão dos cargos.

Desse modo, isso ajuda a evitar o desperdício e a perda de tempo com processos. Sendo assim, cumprir prazos, mesmo com uma alta demanda, será possível com maior facilidade. Os maiores escritórios de advocacia fazem isto dia a dia.

Como os maiores escritórios de advocacia se adaptaram aos dias atuais?

Lembra-se de que mencionamos, lá no início, de que os maiores escritórios de advocacia em geral são mais antigos? Pois bem, mas como se adaptaram aos dias de hoje? Afinal, nosso mundo atual é muito diferente do que o de 50 anos atrás.

Na verdade, os valores sobre os quais falamos seguem os mesmos. Ou seja, a busca pela excelência e por valores éticos segue a mesma. O que mudou foi como tratar a gestão do negócio.

Dessa forma, há uma capacidade de adaptação muito grande. No passado, era necessário guardar muitos documentos no local. Isso trazia vários desafios, como da possibilidade de perda dos papeis e de perda de tempo procurando cada um.

Hoje em dia, isso não é mais necessário. Há programas jurídicos que fazem tudo isso. Eles organizam os documentos. Basta digitalizar cada um, e poderão ser acessados de qualquer local. Sem mais necessidade de guardar em lugar físico.

Isso facilita muito a tarefa de como montar um escritório de advocacia. Além da economia de tempo, ajuda na de espaço. Pense que, com menos papeis para guardar, o lugar pode ser menor. Isso gera um aluguel mais em conta.

Só que isso é apenas um exemplo de adaptação. Além disso, todas as áreas de gestão devem melhorar. Até mesmo as formas de fazer marketing já não são mais as mesmas.

Quais são os benefícios de um programa para advogados?

maiores escritórios de advocacia, Ferramenta secreta que os maiores escritórios de advocacia usam e o seu também deveria

Um programa para advogados pode revolucionar os maiores escritórios de advocacia. Assim como dito antes, eles levam a uma gestão muito mais eficiente. Permitem salvar documentos com facilidade e ter mais espaço.

No entanto, não é só isso. Esses programas têm outras facilidades. Por exemplo, permitem o acesso aos dados de qualquer lugar. Ou seja, você não precisa estar no escritório para acessar os documentos do seu cliente.

Outro fator positivo é que realizam a captura automática de tribunais e processos. Isso ajuda a automatizar uma tarefa repetitiva, ganhando tempo e evitando erros comuns.

Até mesmo na gestão financeira há um acréscimo importante. Há uma facilidade na emissão padronizada do faturamento. Isso ajuda nos honorários, reembolsos, faturas, etc. Assim, ajuda na gestão contábil.

A organização também tem outra ajuda interessante. A agenda corporativa otimiza o controle dos prazos. Assim, não só auxilia na organização de processos, como evita que algum prazo seja perdido.

Por fim, mais um ponto positivo é com relação à forma de lidar com clientes. Eles também têm acesso ao seu processo. Para isso, possuem uma área especial. Assim, acessam as informações que desejam saber sem ter de ficar contatando o advogado a todo momento.

E, quanto a isso, também há relatórios detalhados que são gerados. Isso facilita tanto o entendimento do cliente quanto o do profissional.

Como funcionam os planos de softwares jurídicos?

Os planos dos programas jurídicos são variados. Desse modo, se o seu não está entre os maiores escritórios de advocacia, não tem problema. Pode começar a usar desde já. À medida que for crescendo, basta trocar de plano.

Em geral, os planos têm algumas diferenças básicas. Entre elas, estão o limite de processos, o espaço para documentos, o monitoramento de processos em tribunais, os critérios de busca de publicações, entre outros.

Enquanto os maiores escritórios de advocacia precisam de planos que compreendem mais facilidades, a realidade dos iniciais é diferente. Por isso, comece com o que acredita que se adapta mais ao seu caso.

Se observar que há necessidade de expandir, então procure um plano maior. Sempre é possível se adaptar. Os melhores programas para advogados fornecem essa opção. Portanto, o planejamento pode contar com isso.

Quais são os programas que os maiores escritórios de advocacia usam?

Hoje em dia, existem diversos programas para advogados. Os maiores escritórios de advocacia optam pelos que obedecem a alguns critérios. Confiança, estabilidade, serviços oferecidos, entre outros, são variáveis importantes.

O GOJUR software jurídico é um programa que está de acordo com todos eles. Além de oferecer um serviço de excelência, também há a facilidade dos planos. Hoje mesmo é possível começar com um teste grátis para avaliação.

Gostou? Clique aqui e comece a utilizar o GOJUR agora mesmo!

Compartilhe este conteúdo

Deixe um comentário