Como otimizar a gestão de equipes em um escritório de advocacia

, Como otimizar a gestão de equipes em um escritório de advocacia

Hoje, os Recursos Humanos de um escritório de advocacia assumem posição de destaque em seu âmbito, por diversos motivos. Um deles é o fato de que são os membros de sua equipe a base do crescimento do seu negócio.

Afinal, a equipe desenvolve não só operações do seu escritório de advocacia, mas também cria soluções que otimizam seus processos, diferenciando seu negócio no mercado.

São por esses e outros motivos que é fundamental otimizar a Gestão de Equipes de seu escritório jurídico. Ao fazer isso, poderá desfrutar de benefícios como aumento de eficiência e produtividade, além da conquista de novos clientes.

Então, ciente da importância disso para seu negócio, montamos este conteúdo, com o intuito de apresentar algumas dicas que podem lhe ajudar nesse sentido. Confira:

Conheça bem cada membro de sua equipe

Para uma Gestão de Equipes eficiente e produtiva, é essencial conhecer bem cada membro ou colaborador que faz parte do seu time de profissionais. Assim, é possível verificar quais são suas formações, bem como habilidades ou competências e, dessa maneira, delegar tarefas conforme o perfil de cada um.

No entanto, cabe destacar que você não deve apenas avaliar o perfil técnico de cada membro de sua equipe, mas também aspectos ligados ao comportamento. Há profissionais que, devido a sua experiência de mercado, têm um perfil de liderança que você pode explorar em prol do crescimento do seu escritório.

Em conclusão, ao conhecer bem cada membro de sua equipe, fica mais fácil não apenas delegar tarefas ou funções, mas promover uma gestão orientada para alcance de resultados excelentes.

Compartilhe com sua equipe a missão, visão e valores do seu escritório de advocacia

Outro ponto que deve observar para alcançar uma Gestão de Equipes eficiente é o compartilhamento ou a promoção da missão, visão e valores do seu escritório de advocacia. Todo e qualquer negócio deve definir esses elementos, os quais se apresentam como fundamentais para o desenvolvimento de uma cultura organizacional forte.

Ao compartilhar com sua equipe a missão, visão e valores do seu escritório jurídico, você estará não apenas promovendo a cultura de sua organização, mas também educando os membros do seu time de profissionais a se comportarem conforme os seus interesses de negócio.

Além disso, quando a cultura da organização é forte e você faz questão de destacar isso, os membros de sua equipe podem ficar mais estimulados e comprometidos com o alcance dos objetivos e metas que foram planejados.

Por essa razão, busque compartilhar com sua equipe a missão, visão e valores do seu escritório de advocacia. O melhor momento para isso é quando um novo membro é contratado.

Ele deve ser imergido não apenas no negócio da empresa, ou seja, na atividade jurídica em si ou na administrativa, mas também em tudo quanto for necessário para que entenda qual é o propósito da organização.

, Como otimizar a gestão de equipes em um escritório de advocacia

Estabeleça metas e/ou objetivos para sua equipe de profissionais

Para uma Gestão de Equipes eficiente é também necessário o estabelecimento de metas e/ou objetivos, os quais podem ser tanto coletivos, ou seja, para toda a equipe, como individuais, para cada membro do seu time.

O ideal é que cada membro tenha ciência de que o alcance de suas metas colabora para a conquista de resultados coletivos melhores. Já o estabelecimento de uma meta coletiva, colabora para que a equipe tenha ciência de que precisa se manter unida para alcançar resultados excelentes.

Estabelecimento de metas e/ou objetivos é indispensável no processo de Gestão de Equipes por uma razão simples, mas de suma importância para o crescimento estratégico do seu escritório jurídico.

É somente estabelecendo metas e/ou objetivos que é possível saber quem está produzindo e quem não está, ou seja, quem está colaborando para o alcance do que foi proposto e quem não está.

Com base nisso, o profissional responsável pela gestão do time pode tomar decisões mais assertivas e, assim, colaborar tanto para a evolução desta, como o da empresa como um todo.

Faça reuniões periódicas com sua equipe de profissionais

Nem sempre é possível fornecer informações relevantes a sua equipe sobre o escritório ou setor específico em que tal time atua com a frequência desejada. A correria do dia a dia dos diversos setores muitas vezes atropela esse momento, que é de fundamental importância para a Gestão de Equipes eficiente.

Por essa razão, programe a realização de reuniões periódicas para não só passar informações relevantes sobre o negócio, mas também sobre projetos ou quaisquer outros temas que sejam importantes para o adequado funcionamento das operações que são de responsabilidade do seu time.

Muitas empresas realizam reuniões diárias antes do início da atividade profissional, para passar informações sobre o alcance de metas, definição de novos objetivos. Isso costuma despertar no colaborador o sentimento de pertencimento, criando um senso de responsabilidade no mesmo,e acarretando no reconhecimento do seu trabalho pelo gestor.

Seguir esse exemplo pode aprimorar a sua Gestão de Equipes.

Monte um programa de feedbacks dos colaboradores de sua equipe

Não menos importante que estabelecer metas para aferir o desempenho de sua equipe e alcance dos objetivos globais do escritório jurídico é montar um programa de feedbacks dos colaboradores do seu time.

Realizar feedbacks com os membros de sua equipe é vantajoso por diversos motivos, a saber:

– Feedback é uma ferramenta que promove a melhoria na gestão de pessoas e equipes, uma vez que identifica problemas que podem ser resolvidos e contribui para reforçar comportamentos positivos, estimulando o colaborador a melhorar mais;

– É uma solução que pode ajudar a monitorar o desempenho de uma equipe, tanto de maneira coletiva como individual;

– A partir do feedback, ocorre um processo de maior fluidez no processo de comunicação entre gestores e equipes, colaborando, de certa maneira, para o alinhamento de comportamentos que podem gerar melhores resultados;

– É uma prática que agrega valor não só ao currículo do membro de sua equipe, mas também à imagem do seu escritório de advocacia. Este passa a ser visto como um negócio maduro, que se importa com o crescimento dos seus profissionais;

– É uma ferramenta que também auxilia o gestor de uma equipe a conhecer melhor os seus membros, otimizando o processo de delegação de tarefas.

Invista em uma cultura de respeito às diferenças na Gestão de Equipes do seu escritório

, Como otimizar a gestão de equipes em um escritório de advocacia

Investir em uma cultura de respeito às diferenças é fundamental para o alcance de uma Gestão de Equipes eficiente e produtiva, capaz de alcançar resultados excelentes.

Nesse sentido, podemos destacar que, hoje, mesmo com o fortalecimento de ações políticas ligadas ao respeito à diversidade em qualquer que seja o local, principalmente nas empresas, a implementação desse comportamento ou forma de pensar no âmbito das organizações é um desafio e um problema que se apresenta no processo de Gestão de Equipes.

Quando os membros de uma equipe não respeitam as diferenças, tendem a se isolar, colocando em risco o alcance dos objetivos que foram traçados. Ainda que sejam competentes e qualificados, esse tipo de atitude não dialoga com as mudanças sociais e empresariais que presenciamos atualmente.

Por isso é fundamental investir em uma cultura de respeito às diferenças não só no âmbito de suas equipes, mas em todo seu escritório jurídico.  Com essa ação, terá uma equipe mais unificada, o que é positivo para o alcance ágil dos seus objetivos.

Hoje em dia, empresas preocupadas em promover a diversidade  em seu Staff são mais bem vistas no mercado, porque tendem a ser mais inovadoras. Como o sistema judiciário já é visto como engessado e tradicional, ter um escritório alinhado com essa vertente é um fator competitivo favorável.

Adote um software de gestão de escritório jurídico

Por fim, como última dica, adote um sistema de gestão de escritório jurídico. Hoje, contar com uma solução como essa se tornou não apenas fundamental, mas uma exigência para o escritório de advocacia que busca aumentar sua eficiência e produtividade, bem como se destacar em seu mercado de atuação.

Além disso, um software de jurídico possibilita uma Gestão de Equipes mais eficiente, uma vez que integra toda a equipe no sistema.  Ele facilita a troca de informações relevantes para o funcionamento das operações,bem como para o processo decisório.

Nesse sentido, podemos destacar o GOJUR, uma solução tecnológica que possibilita automatizar uma série de tarefas repetitivas, como atualizações de processos, controle de prazos, gerações de documentos e gestão financeira.

Ademais, tal software possibilita que um escritório jurídico emita diversos tipos de relatórios, a partir das informações armazenadas na plataforma, o que pode otimizar a Gestão de Equipes e promover melhores resultados.

Conheça o GOJUR melhor acessando o nosso site. e fique por dentro dos principais benefícios que essa solução pode oferecer ao seu escritório de advocacia.

Empresa de tecnologia, especializada na criação de soluções para o segmento jurídico.

Posts Recentes

Conheça GOJUR

Arquivos

Deixe uma resposta