9 dicas de captação de clientes para seu escritório de advocacia

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A captação de clientes é um dos desafios de qualquer profissão. Contudo, quando se trata da advocacia, tal missão é ainda mais difícil por causa do código de ética que circunda a profissão em questão.

A advocacia é uma profissão em que é vedada qualquer ação que incite o uso da profissão por meio de uma publicidade explícita, o que desrespeita o código de ética.

Em síntese, profissionais da advocacia precisam pensar em estratégias eficazes e que não comprometam o código de ética da profissão, que pode ser bastante rigoroso quanto a ações feitas para prospectar novos clientes.

Dito isso, confira algumas dicas de captação de clientes para escritórios de advocacia que não desrespeitam o código de ética.

Redes de relacionamento são fundamentais

Em qualquer segmento as relações são parte fundamental do sucesso. Sem um networking sólido não existem chances de ascensão profissional.

Nesse ínterim, é essencial prestar, por exemplo, serviços de consultoria. Afinal, frequentemente clientes e parceiros de negócios necessitam de consultoria em seus negócios.

Assim, oferecer serviços de consultoria é uma estratégia sólida para divulgação da própria marca e também para estreitar laços.

Por outro lado, tal divulgação deve ser espontânea, deve ser natural, levando em conta que a OAB possui restrições quanto à publicidade.

No mundo corporativo, visibilidade é essencial, o que torna a presença em eventos jurídicos uma medida assertiva para divulgação sem ferir o código de ética.

Participar de palestras assegura credibilidade e torna o profissional sob os holofotes como um perito em determinado assunto.

Organizar pequenos eventos no escritório, para um público restrito também é uma excelente opção. Uma forma de trocar experiências e estreitar laços com colegas de trabalho e possíveis parceiros de negócios.

Logo, quando falamos em divulgação falamos por meio da troca de experiências e pelas relações interpessoais. O network é um dos principais mecanismos para a captação de clientes.

Investimento na plataforma digital

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A transformação digital é uma realidade, não é algo que irá acontecer no futuro. Investir em marketing digital não caracteriza mais nenhum diferencial, na contemporaneidade é um fator elementar para qualquer empresa, seja grande, média ou pequena.

O que faz a diferença na atual configuração do mercado é a maneira como um negócio faz uso da plataforma online para a captação de clientes e divulgação de serviços.

No caso, investir em ferramentas de SEO que possibilitem um local privilegiado nas buscas da internet, ter um site bem elaborado e que dialogue com os clientes em potencial, entre outras características.

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É preciso atentar para o marketing digital e investir de maneira estratégica. Não se trata somente de estar presente nos domínios da internet, mas aproveitar o espaço digital de maneira otimizada.

A internet é uma plataforma democrática, em que empresas grandes e pequenas podem ocupar simultaneamente o mesmo espaço, o que torna o marketing digital um diferencial competitivo sem precedentes para destacar-se na internet.

Domínio de marketing jurídico

Toda empresa precisa passar uma imagem idônea e com a advocacia não seria diferente, uma vez que tal segmento depende da reputação para a sobrevivência no mercado, visto que trata-se de um mercado inflado.

Devido a todas as restrições que já abordamos, é fundamental para qualquer escritório ter pleno domínio do marketing jurídico, uma vez que somente o marketing digital pode não ser satisfatório para uma área de atuação com limitações na publicidade e propaganda.

Ou seja, no que concerne à captação de clientes, o marketing jurídico e o marketing digital devem trabalhar concomitantemente.

Investir em networking

O conceito de networking diz respeito a valorizar relações profissionais nos mais variados ambientes. Ou seja, trata-se de trabalhar por meio de uma sólida rede de contatos.

O networking, portanto, funciona de forma a estreitar relações e aproveitar oportunidades comerciais, entre outras características. Trata-se de uma ferramenta que possibilita aumentar os contatos comerciais e cultivar bons relacionamentos no ramo.

Especialmente no que diz respeito à advocacia e suas limitadas formas de propaganda, uma rede de contatos estruturada funciona como um mecanismo que amplia as oportunidades de parceria e prospecção de novos clientes.

Só existem aspectos positivos no que concerne ao networking. Especialmente em um mundo cada vez mais conectado, em que as relações interpessoais são primordiais.

E-mail marketing

Embora soe como uma alternativa defasada, a verdade é que o e-mail marketing ainda configura uma das melhores alternativas para captação de clientes.

E-mail ainda é um item utilizado por todos os usuários de internet. Afinal, se alguém possui uma conta em qualquer rede social ou similar, precisa ter um e-mail. O que ocorre é que o e-mail precisa ser utilizado de maneira estratégica para conquistar resultados satisfatórios no que diz respeito à capacitação de clientes.

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O e-mail marketing é uma ferramenta que trabalha de forma meticulosa, direcionada e nada invasiva. Ele parte do pressuposto de que nem todo o cliente é potencial para os negócios e cria uma rede de contatos só com o público-alvo.

O cuidado necessário é não tornar o e-mail marketing um SPAM. Para isso, é preciso elaborar estratégias bem definidas e conhecimento aprofundado acerca do marketing digital.

Sem falar que utilizar esta estratégia de marketing permite um contato contínuo e uma possibilidade efetiva de fidelizar clientes.

Aprimoramento profissional constante

Profissionalização é um conceito vital para o mercado contemporâneo, mais do que nunca. O diploma em Direito é generalista, é preciso investir em estudo para tornar-se especialista em determinado segmento da advocacia.

Também é necessário investir em aprimoramento contínuo, sempre procurando estar por dentro do mercado e em dia com as atualizações da área. A capacitação agrega credibilidade ao profissional e também eleva o patamar do escritório de advocacia em questão.

Conhecimento técnico nunca é demais, uma vez que permite lidar com variadas atribuições da área jurídica.

O profissional do presente precisa estar antenado com as mais diversas expertises, uma vez que o conhecimento geral da área, por si, já não caracteriza mais um diferencial frente à quantidade exorbitante de profissionais que se formam a cada semestre.

Quanto mais multifacetado for o profissional da advocacia, maiores chances de conseguir conquistar o maior número de clientes.

Segmentação de clientes

Muitos escritórios tentam abranger todas as áreas jurídicas possíveis e isso pode ser um tiro no pé. Afinal, ao tenta abraçar todas as áreas pode depor contra a credibilidade do escritório.

É essencial que um escritório possua uma diretriz, o essencial é especializar-se em uma determinada área para se tornar referência nesta. Um escritório que possui uma segmentação possui mais idoneidade aos olhos do cliente.

Não significa necessariamente trabalhar obrigatoriamente em um único ramo, mas priorizar a área de atuação dos profissionais do escritório.

Se for para trabalhar eventualmente em outras áreas, o ideal é trabalhar em parceria, com alguém especialista na área correlata em questão. Lembrar que o networking é um aspecto fundamental para ascender no mundo corporativo.

Atirar para todos os lados é um mecanismo contraproducente e que demonstra uma total falta de estratégia por parte de qualquer organização.

O conhecimento do público-alvo é um mecanismo imprescindível para qualquer organização que almeja ascender no mercado, afinal, é um diferencial competitivo dos mais relevantes.

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Utilizar softwares jurídicos

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O investimento em tecnologias é indispensável para otimizar o trabalho em um escritório de advocacia. Nesse cenário, utilizar softwares para impulsionar o desempenho no trabalho é uma das medidas a serem tomadas para a prospecção de clientes.

Existem softwares, por exemplo, que funcionam como agenda. Afinal, as atribuições do dia a dia tornam tudo muito corrido. Porém, é imperdoável que um profissional da advocacia esqueça seus compromissos. Sem falar que um software permite melhor desempenho, uma vez que automatiza serviços de cunho meramente burocrático.

Ao tornar serviços burocráticos automatizados, um software permite que os profissionais possam focar na essência do negócio, em maneiras de resolver problemas jurídicos dos clientes, sem perder tempo atividades operacionais.

O conceito de bom advogado hoje também pressupõe um profissional que sabe fazer bom uso dos dispositivos tecnológicos.

Sem falar que softwares jurídicos proporcionam uma melhor comunicação interna entre os funcionários e resultados mais precisos, uma vez que é possível monitorar todo o trabalho realizado.

Inclusive, estes dispositivos originam relatórios pontuais e que podem auxiliar nas tomadas de decisão, tornando o trabalho realizado mais estratégico.

A utilização de software jurídico proporciona maior dinamismo e reflete diretamente nos resultados. É visível o quanto tal ferramenta torna o trabalho mais ágil.

Cadastro do cliente

O cadastro de clientes é outro mecanismo primordial para a captação de clientes. Isso ocorre devido ao fato deste cadastro facilitar a comunicação e tornar possível um contato posterior.

A princípio, pode não ser uma alternativa que colha resultado imediato. Mas mesmo que de primeira não seja firmado um contrato, os registros ficam armazenados, dessa forma, estabelecendo um vínculo.

Posteriormente, há a possibilidade de firmar um contrato, especialmente se o canal de comunicação em questão for produtivo e relevante para o cliente em potencial.

Contudo, é preciso assegurar que o cadastro configure uma experiência positiva ao cliente. Isso pode ser feito por meio de um relatório de atendimento a ser gerado para quem se cadastra.

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