5 maneiras de usar o software para advogados para aumentar a produtividade

advogado experiente sentado à sua mesa, com notebook ligado, utilizando software para advogados

Hoje em dia, os escritórios mais competentes do mercado utilizam algum software para advogados. Eles atestam que há uma série de benefícios que podem ser alcançados com o uso desses programas.

Esses programas podem ser usados por profissionais que estão começando até os maiores escritórios. Por isso, são ótimas opções independente de onde você estiver agora.

Os ganhos em produtividade podem ser sentidos na prática. E isso vai desde a prática da advocacia até as de gestão, como a área contábil. Quer entender melhor? Leia!

1.      Software para advogados melhora a eficácia do trabalho

Uma das maneiras que o software para advogados pode aumentar a produtividade do escritório de advocacia é tornando ele mais eficaz. E isso pode ser feito em especial a partir das tarefas mais repetitivas do dia a dia.

Algumas tarefas são de rotina, certo? Por exemplo, a captura de tribunais e publicações, o preenchimento de agenda, entre outros. E tudo isso precisa ser verificado e atualizado com frequência.

Dessa forma, isso pode ocupar um tempo importante do seu trabalho ou de seus colaboradores. Além disso, há sempre a possibilidade de erro humano. Afinal, quem nunca deixou passar nada ou preencheu um horário errado na agenda?

Um software para advogados tem o benefício de facilitar neste ponto. Sendo assim, o que o programa faz é tornar o dia a dia mais fácil neste ponto. Ou seja, realiza algumas funções de forma automática.

Com isso, então, é possível focar nas funções que mais importam dentro do escritório. Dessa maneira, focar-se nos processos em si é uma possibilidade real. E isso torna o seu trabalho mais eficaz, uma vez que é a razão de ser do escritório.

Em outras palavras, é uma forma mais moderna de gerenciar os processos. Com isso, todo o escritório ganha. Em geral, é possível fazer mais tarefas em um mesmo espaço de tempo.

2.      Torna possível o acesso em qualquer lugar, a qualquer hora

software para advogados, 5 maneiras de usar o software para advogados para aumentar a produtividade

Pense, agora, em um escritório tradicional e que funciona à moda antiga. Ou seja, sem qualquer tipo de software para advogados. Imagine o espaço e a forma de funcionamento deste local.

Bom, provavelmente você imaginou um espaço grande, com vários armários, repleto de documentos. Além disso, deve ter visualizado alguns advogados, colaboradores em geral e clientes pelo local, certo?

Agora, pense na forma com que funciona este local. Quando é necessário achar um documento, como fazer? E se ele não foi guardado no local certo? Quanto tempo não se gasta nisso, não é verdade?

Observe que guardar todos os documentos, de todos os casos, já requer um espaço grande. E isso se traduz em mais dinheiro gasto em fatores como aluguel e condomínio.

Só que isso não é tudo. Assim como você deve saber bem, há sempre a possibilidade de perda de algum papel. Além disso, basta um engano, um documento guardado no local errado, para dar uma confusão grande.

Pois bem, um software para advogados pode ajudar nisso. Em primeiro lugar, ele diminui a necessidade de tanto espaço. Isso porque o armazenamento é digital, no formato de nuvem.

Em outras palavras, eles ficam armazenados na internet. Isso significa que não precisa guardar tudo em formato impresso. Também significa que você pode economizar em custos relacionados ao tamanho do escritório.

Outro benefício é que o acesso pode ser feito de qualquer lugar, basta ter internet disponível. Por isso, o advogado sequer precisa estar no escritório para achar aquele documento que tanto necessita.

Este mesmo acesso também é muito mais rápido do que ficar procurando papel por papel, gaveta por gaveta. Assim, é um grande ponto positivo.

3.      Um software para advogados facilita o escalonamento

Assim como qualquer empresa, o escritório também vê com bons olhos a possibilidade de crescer, certo? Neste sentido, o software para advogados também é útil, pois permite isto de forma eficaz.

Um ponto inicial é que esses programas não são bons apenas para grandes escritórios. Em vez disso, também são muito úteis para quem está começando. Ou seja, mesmo se você for apenas um, já é um bom início.

É natural que advogados sintam que já estão no seu limite. Dessa forma, não conseguem dar conta de mais trabalho. E isso por realizar diversas funções que já falamos que o software para advogados pode cumprir.

Então, ao adotar um programa desses, você pode focar na atividade mais rentável da profissão. Mas não é só por isso que ele facilita o seu crescimento profissional.

Além disso, um aspecto vital é com relação aos planos. Hoje em dia, os principais programas, como o GOJUR, possuem diferentes possibilidades. Desse modo, é possível se adaptar ao tamanho do seu escritório hoje.

Mas e se ao longo do tempo for crescendo? Na verdade, não há problema. Isso porque basta você trocar para um plano mais completo. E, quanto mais crescer, mais pode fazer isso.

4.      Dá segurança ao armazenar documentos

software para advogados, 5 maneiras de usar o software para advogados para aumentar a produtividade

Uma preocupação constante da prática da advocacia é com relação à segurança dos documentos, concorda? Sobre isso, há uma preocupação recorrente quando falamos em software para advogados.

Afinal, o ambiente virtual conta com perigos, como de hackers que visam roubar dados. E como se proteger disso utilizando um programa jurídico? Será que é necessário se expor ao risco?

Na realidade, os bons softwares não vão expor seu escritório a um risco desses. Existem formas de garantir uma maior segurança, como os sistemas de criptografia.

Assim, mesmo que alguém acesse o seu sistema, não vai conseguir nada a não ser que consiga quebrar essa criptografia. E isso é muito difícil.

Por isso, esses programas são muito seguros do ponto de vista tecnológico. Outro benefício relacionado à segurança é até mesmo quando comparado aos escritórios tradicionais.

Em razão do sempre possível erro humano, alguns documentos podem ser perdidos. Quem nunca passou por uma situação assim, não é mesmo?

No ambiente digital, isso não acontece. Os documentos ficam armazenados e todos contam com sistemas de backup. Desse modo, você não perde nada que não queira.

5.      Potencializa a gestão financeira

Um ponto importante da gestão de um escritório de advocacia é a gestão financeira. A cobrança de honorários, os reembolsos, o controle de recebidos e de pendências, o fluxo de caixa… São várias tarefas importantes.

Mesmo nestes casos, o software para advogados é útil. Ele realiza a emissão do que você precisar de forma padronizada. Além disso, fornece dados e relatórios para a análise e tomada de decisão.

Dessa maneira, a gestão contábil se torna muito mais eficaz. Isso facilita o controle financeiro e oferece informações para gerir ainda melhor o escritório.

Em quais áreas deve haver maior ou menor investimento? Como está sendo a produtividade dos colaboradores? Em que podemos melhorar? Perguntas como essas podem ser respondidas com maior facilidade, ajudando no planejamento.

Conheça o GOJUR software para advogados!

O GOJUR é uma das melhores opções de software para advogados existentes no mercado. Contamos com as melhores ferramentas para otimizar a gestão do seu escritório de advocacia.

Pelo sistema, você tem a facilidade no gerenciamento de processos, na captura de tribunais e publicações, no controle de prazos, no faturamento e no contato com os clientes. Além disso, pode fazer um teste grátis para avaliar.

Clique aqui e conheça o GOJUR agora mesmo!

Compartilhe este conteúdo

Deixe um comentário